10 de setembro de 2012

Quando o que a gente tem tiver um nome


As pessoas tem uma pressa absurda de dar nome às coisas. Tem tanta urgência em nomear que esquecem de sentar um pouco e levar em consideração o que realmente sentem. Elas dizem o que dizem os filmes, os roteiros e as novelas, por um medo terrível de nunca escutar o que nunca vão saber se é sentido mesmo, ou se é dito, e só. O nome é quase mais importante do que a vontade de estar ao lado de alguém: ‘afinal o que nós temos?’
A pergunta é: afinal, o que importa o nome do que nós temos agora?
Se estar ao seu lado me faz bem pela simples forma como você pronuncia o meu nome, o meu apelido, o nome que você fez pra mim, ou a forma como mexe no meu cabelo e como me faz sorrir e sentir perto através de um telefonema, não interessa o que os outros pensam do que existe entre nós.
Se você trabalha o dia todo, sai com os amigos, chega em casa cansado e ainda assim tem vontade de ligar pra saber como eu estou, você faz com que eu me sinta realmente importante, então tanto faz o que ainda não foi dito.
Se a sua companhia é boa, combinamos em muitos aspectos, você usa as palavras certas e diz que pensa em mim várias vezes por dia, tanto faz o que não cabe em palavras.
A gente não precisa dizer ‘eu te amo’. Pela primeira vez minha mente está tranquila, meu coração calmo e meu corpo leve, porque não carrego dúvidas e não garanto certezas. Estou seguindo, tranquila, um caminho que quero seguir. Não interessa que nome que daremos a tudo o que estamos sentindo. Não interessa o nome que os outros destinem ao que temos vivido ou que pensem o quanto somos fracos, por não termos dado nome aos nossos beijos e abraços. Que nome se dá ao que se gosta? Ao que se quer bem? Ao que se quer cuidar e se quer perto? Qual o nome da saudade? Do sorriso fácil que você é capaz de me despertar? Qual o nome desse frio na barriga quando você liga e da pergunta impensada que me faz apertar os olhos enquanto nos falamos pelo telefone, com medo da resposta? Que nome se dá a certeza de uma mensagem bonita, que vai me fazer bem e me deixar sorridente depois de um dia estressante? Que nome se dá a nossa vontade de estar junto? Ao jeito como você mexe nos meus cabelos e observa as minhas mãos? Que tão importante é o nome que se dá quando a gente já tem todo o resto, e não quer definir apenas um nome, e ficar engessado para sentir.



Por Manoela Soares


Um comentário: