25 de março de 2014

E se ele for mais feliz com ela?

Começo o texto com uma dose alta de calmante: ele nunca será feliz com ela como foi com você. Agora a punhalada: ele também nunca será feliz com outra como foi com ela. Simplesmente porque cada fase e cada pessoa que passa por nós é diferente e nos deixa marcas diferentes. Sabemos disso, mas insistimos na comparação. Desistimos de um relacionamento por vários motivos: porque somos diferentes, porque as prioridades não são as mesmas, porque não nos enxergamos vivendo a mesma ladainha por muito mais tempo, por uma traição, por falta de confiança, por falta de companheirismo e por falta de amor.

 Portanto, o primeiro passo do fim de uma relação é aceitar que a vida de quem um dia caminhou ao seu lado vai seguir e você ainda verá sorriso naqueles mesmos lábios que juraram não saber viver sem você. Dói porque planejamos coisas que podem nunca mais acontecer. Porque tínhamos viagens marcadas e porque alteramos a data das nossas férias. Dói porque ele acordava com um sorriso de manhã e era você quem via e porque todos os beijos e abraços e pensamentos eram endereçados para você. Mas dói principalmente porque somos egoístas. Porque não queremos dividir algo que já foi nosso, mesmo que não nos sirva mais. Porque sempre achamos que melhoramos alguém para entregar de bandeja a outra pessoa que não vai saber cuidar tão bem quanto nós do que tínhamos certeza que nos pertencia. Porque embora não nos fizesse bem, estava ali, e isso nos bastou por muito tempo.

“E se ele for mais feliz com ela?” Ele não será. Você também não será mais feliz com o próximo, porque não existe MAIS feliz. Você será feliz de novo, ou de um outro jeito, que pode te preencher mais. E será apenas diferente, mas não será MAIS ou MENOS. Será você e um novo momento. Aliás, você já parou para pensar no quanto você pode ser feliz sem ele? Que essa pode ser a oportunidade para um recomeço? Para que você corte o cabelo como tinha visto naquela revista, troque suas roupas por outras que valorizem mais o seu corpo e arranquem elogios dos que passam por você? Você já parou para pensar que o fim de um relacionamento pode ser o momento certo para recolher pedaços seus que se espalharam pelo caminho, colar, readaptar e voltar a ser a pessoa que você sempre gostou de ser?
Não dá para encarar o término de um relacionamento, ou pior, o início do relacionamento de um ex com outra, como o fim. Não é o fim.

Deixe o tempo passar e se permita ser feliz todos os dias. Avalie se você não está muito mais preocupada que ele não seja feliz do que com a sua luta diária por um sorriso. Felicidade é um exercício, então não se torture com pensamentos sobre o novo relacionamento dele. Faça dos seus pensamentos aliados, e não inimigos. Pense em todas as suas qualidades, em todas as coisas boas que você já viveu e dividiu. Pondere, também, tudo o que não deu certo desse antigo amor e não deixe que se repita no próximo. Permita esvaziar o peito e respirar fundo, ter a alma leve e atrair novos olhares. Não procure, deixe que te achem.
E se assim você for mais feliz? Acostume-se! A felicidade também é companhia!





*Texto publicado na Revista Babado nº2

Nenhum comentário:

Postar um comentário