1 de fevereiro de 2012

Reencontros

Pois bem, ouvi dizer por aí que preciso escrever textos mais leves, mais felizes, mais calmos. Para mim é bem difícil escrever quando me sinto leve, porque escrever, no meu caso, nada mais é do que uma excelente terapia. Se estou curada, não preciso me tratar. Se estou bem, quase não escrevo. Quase. Hoje estou ótima e vim falar sobre isso. Nessas férias – merecidas férias que tirei não só do trabalho, mas também de várias outras coisas – tive muitos reencontros. Reencontrei amigos, sentimentos, saudades e agora, chegando no final, vejo que reencontrei uma parte de mim que estava esquecida.
Ter amigos é uma das coisas que considero mais especiais na vida. Aprendi isso desde muito cedo e tento cultivar e semear novas amizades todos os dias. Reencontrar amigos é ainda mais especial. Ver que a cabeça e o corpo já não são iguais, que os ideais são discutidos com muito mais maturidade, que as diferenças já não nos atrapalham. Ver que a mudança física é inversamente proporcional a nossa mudança de valores e que nos aproximamos dos nossos amigos mesmo estando longe deles. Ver que sempre temos alguma coisa – que não sabemos – em comum com esses amigos, mesmo sem vê-los, mesmo sem falar com eles todos os dias. Reencontrar um amigo é ter certeza de que os laços emocionais que nos unem a uma pessoa podem ser tão fortes quanto os laços de sangue. E que ter um amigo é ter alguém. É ter alguém sempre. E só isso já justificaria a importância da amizade.
Depois de ficar alguns meses ou cinco anos sem ver alguém você acha que as coisas vão começar a mudar entre vocês. O papo, a cabeça, as semelhanças, os sonhos, a turma, a preferência .. parece que essas coisas todas vão mudar. Não mudam. Mas ao mesmo tempo elas também já não são mais as mesmas, porque elas são quem somos depois de passado todo esse tempo.
Um amigo que eu não via há cinco anos me contou coisas sobre mim que eu mesma já não lembrava. Não que a cabeça seja meu forte – ontem mesmo foi o aniversário desse mesmo amigo e eu só falei com ele hoje – mas ele me apresentou através de histórias uma pessoa que eu não conhecia mais. Alguém que eu já fui. Ele me contou novidades sobre mim. Me contou histórias nas quais quase não pude acreditar, e eu só perguntava “Mas eu fiz isso?” Sim, eu fiz muitas coisas das quais já não me lembrava, coisas que me trouxeram até aqui e me fazem ser quem sou hoje. Ele me contou como fui corajosa, como fui imatura, como fui chorona, como fui mal-criada, como fui bicho-do-mato, como fui engraçada. Ele me contou quem nós fomos juntos. O que fizemos juntos. Do que fomos capazes. Do que não fomos. O que assumimos. O que levamos anos para nos dar conta. Como nos defendemos. Como éramos unidos. Como éramos fortes e fracos ao mesmo tempo.
Reencontrando meus amigos eu reencontrei uma pessoa que eu não era mais. Eu acordei uma parte de mim que dormia desde que fui embora de Porto Alegre deixando lá os muitos – e bons – amigos que fiz durante os dois anos que morei lá.
Reencontrando meus amigos reencontrei em mim sentimentos que estavam anestesiados, mas que ainda moravam aqui. E reencontrando-os, sem querer, me reencontrei.






Quem fomos ...




Quem somos ...



Por Manoela Soares (@manunsoares)

3 comentários:

  1. OI, EU TÔ CHORANDO??????
    de verdade, esses dias com vocês duas foi o maior presente que eu poderia ter ganho no mês do meu aniversário. porque vocês são, desde quando as conheci, parte de mim, e sempre serão. o carinho, o amor e a amizade que tenho por vocês jamais deixou de existir. sempre esteve aqui, comigo. no meu coração. mesmo tendo perdido boa parte do contato contigo, sempre que via a mari(e também não era tanto assim) perguntava de ti, sobre como tu tava, como tava tua vida em pelotas. sempre me assegurava de que tu tava bem. e é por isso que podem se passar mais 5, 10 anos, no momento em que nos encontrarmos, essa amizade vai sempre vir a tona. e vamos sempre ter aquela sensação de que estamos nos vendo um dia após nossa última aula juntos. porque, ainda que nem pensemos sobre, estamos ligados. estaremos sempre ligados por essa linda amizade que eu prometo cuidar com muito mais empenho daqui pra frente.
    te amo. muito.
    maider.

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava com saudades de ler os teus textos

    ResponderExcluir
  3. Adoro poder participar das tuas coisas contadas. Mas teus sentimentos escritos fazem com que eu também me dê conta de coisas adormecidas. Obrigada, fi, sempre! Por tudo!

    ResponderExcluir