21 de outubro de 2013

A coisa mais difícil que você vai ter que fazer

Vai chegar um dia em que você vai ter que tomar uma decisão. Ou vai ter que escolher um lado. Ou vai ter que escolher um dos seus sonhos pra colocar em prática.

Vai chegar um dia que você vai se sentir tão espremida entre as suas paredes que vai precisar de tempo para organizar as suas ideias. E de alguma garganta para gritar. O certo é que um dia acontece, e a gente tem que fazer algo que é realmente difícil. Não difícil como descascar uma abóbora, andar de patins ou manter o fôlego durante uma corrida. Algo difícil e que pode mudar a sua a vida para sempre.


A coisa mais difícil que você vai ter que fazer, pode ser tomar uma decisão que pode mudar o rumo de todas as coisas. Escolher entre duas cidades. Entre um trabalho que te deixa feliz e um que te dá dinheiro. Entre estar perto de quem você ama ou perto de começar a sua própria vida em um lugar diferente.

A coisa mais difícil que você vai ter que fazer, pode ser dizer a coisa certa para quem perdeu alguém importante. Confortar uma dor maior que a sua, engolindo o nó na garganta e servindo de apoio a quem precisa mais que você. Pode ser deixar alguém ir, pode ser esperar alguém que não quer voltar. Pode ser ir e pode ser ficar. A coisa mais difícil que você vai ter que fazer, pode doer mais em você ou pode estar doendo mais em alguém, e você nunca saberá disso.

A coisa mais difícil que você vai ter que fazer, pode ser assistir o outro indo embora, porque ele simplesmente preferiu não ficar. Pode ser ver a vida que você sonhou como sua, sendo dividida com outra pessoa. Pode ser tirar da sua casa todas as coisas de quem você ama, organizá-las numa mala, e dirigir uma eternidade até entregá-las na casa de quem você pensou que passaria a vida ao seu lado. E depois, ter que chegar em casa, e sentir do cheiro de quem não mora mais lá.

A coisa mais difícil que você vai ter que fazer, pode ser dar uma notícia triste a alguém que não merece. Dizer que não quer ficar só porque tem certeza de que o certo a fazer é ir embora. Desistir de alguém que foi importante por um tempo e partir para próxima quando não tem vontade de tentar de novo.


Acontece que esse dia chegará para todo mundo. O dia em que faremos a coisa mais difícil que já fizemos em toda a nossa vida. E ele vai passar para que outras coisas te desafiem e se tornem as mais difíceis que você jamais pensou que um dia pudesse fazer. Para que você se supere e dessa forma se entenda e se conheça. Para que todas as coisas difíceis que você venha a enfrentar possam ser superadas, com medo, mas cautela. E que você não tropece nos degraus que inventou e recomece, sempre, quantas vezes for necessário.


Por Manoela Nogueira Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário