13 de outubro de 2011

Fazer dar certo

Eu assisti esses dias ao filme “A razão do meu afeto”, que conta uma linda história de amor, sem final feliz, e, cheia de semelhanças com a realidade. Ou não. O filme trata de uma ideia que pode ser considerada normal ou louca, depende do ponto de vista de quem vê. Mas enfim. Lá pelas tantas, em meio a uma séria discussão, Jennifer Aniston desabafa ao amigo, pelo qual é apaixonada:

- Você precisa escolher alguém para viver, e fazer dar certo!

Não preciso dizer que, se histórias de amor que terminam bem me fazem chorar, imagine só as que não dão certo. Bom, mas enfim. Depois de chorar, me deitei, e comecei a pensar que todas as coisas a nossa volta dependem somente de nós. Pelo menos a maioria delas. E nos esforçamos, ou pelo menos precisamos nos esforçar, se queremos que elas dêem certo. É assim com tudo. Mas quase nunca fazemos isso em relação ao amor.

Tudo o que fazemos exige muito esforço. Todos nós, para sairmos do colégio, estudamos pelo menos 13 anos. Vendo de matemática a história, passando pela física e química: isso não é fácil. Depois passamos por um vestibular, e os que quiseram um curso bem concorrido que me ajudem: não é fácil. Ficar sem sair final de semana, sem namorar, sem ver os amigos, sem pelo menos ver um bom filme porque tem que estudar, que entregar um trabalho, que terminar o TCC, que tabular alguns dados de pesquisa, que corrigir prova de aluno também não é fácil.

Levar uma vida ‘normal’ não é moleza. Acordar todos os dias, se vestir, ficar no mínimo 8 horas exercendo as funções de sua profissão e ainda encarar hora extra toda a semana não é pra qualquer um. Lavar a roupa, a louça, fazer comida, manter a casa limpa e ainda cuidar dos filhos não é tarefa fácil. Cortar a grama, limpar a piscina, podar árvore, passear com o cachorro, arrumar o chuveiro, limpar o carro, trocar o piso do pátio não é fácil. Não é fácil ter uma vidinha normal de trabalhador ou dona-de-casa. Precisamos nos esforçar para fazermos dar certo.

Aí chegamos em um relacionamento e nos portamos como se não tivéssemos aprendido nada sobre dificuldade. Manter um relacionamento bem, também não é uma tarefa simples. É preciso “escolher alguém pra viver” e depois disso, ainda é preciso o essencial: “fazer dar certo”. Precisamos fazer dar certo todos os dias quando acordamos. Precisamos fazer com que nosso mau humor não nos consuma a ponto de desestabilizar nosso relacionamento. Precisamos queres estar do lado de quem estamos, e conseguir se imaginar com aquele mesmo rosto, rodeado por netos daqui há 60 anos. Precisamos fazer dar certo a cada ano que completamos aniversário juntos, a cada beijo, a cada abraço. Estar junto há 3 meses pode ser bom, há 3 anos pode ser muito bom e há 30 anos pode ser melhor ainda. Vai da competência de cada um de fazer dar certo.

Uma vez uma amiga que disse que o segredo do casamento não é esperar que o outro nos faça feliz. Mas fazer o outro feliz. Queremos a todo momento que nossas vontades sejam supridas, que nossos desejos se realizem, que as coisas andem pelos caminhos que escolhemos. E queremos que alguém acompanhe nossa insanidade sempre. Se nos preocupássemos apenas em fazer o outro feliz, e o outro pensasse o mesmo, além de manter um bom relacionamento, acho que poderíamos nos tornar, também, pessoas melhores.

E se ser quem a gente é, é difícil, imagine só, ser melhor.



Por Manoela Soares (@manunsoares)

Um comentário:

  1. " Se quer ser feliz, não case...mas se quer fazer alguém feliz, aí sim, escolha essa pessoa e faça isso..." é assim Manô, fazer dar certo é uma escolha de todos os dias...que bom que tu já sabes isso
    beijocas mil, lulu

    ResponderExcluir