2 de outubro de 2011

Diálogo

Domingo de sol, eu e a Helena no pátio de casa 'brincando'

Helena - Mana, vamos brincar que tu era um cavalo?

Eu baixo a sobrancelha e aperto a boca, entendendo que as minhas costas estão com os dias contados.

Helena - E eu podia ser a menina que cuidava dos cavalos. Vamos?

Eu - Vamos!

Ela sobe nas minhas costas e começa

Helena - Vamos cavalo, depressa! Precisamos acher umas flores muito raras que tem lá na frente e eu não sei onde ficam.

Claro que, como um bom cavalo, eu vou correndo com ela na garupa até a frente de casa. E aí começa nossa conversa

Helena - Mana, eu tinha um monte de cavalos tá? Faz de conta. Só que tu era branca e era rara, meus outros cavalos eras pretos e daí, às vezes, tu chorava porque ninguém queria brincar contigo porque tu era bem branquinha, duma espécie bem rara. Tá?

Eu - Tá!

E seguimos correndo e buscando flores, e pesquisando elas, e correndo, e correndo, e correndo. Até que ela disse

Helena - Tem certeza que tu quer ser preta?

Eu, que tinha esquecido que era só um cavalo, perguntei

Eu - Como assim mana, quero ser preta?

Helena - É o cavalo lembra? Que fica triste porque não é preto que nem os outros.

Eu - Ah é! Eu queria Helena, ser preta que nem os outros cavalos pra eles brincarem comigo.

Helena - Mas não precisa. É justamente a sua diferença que faz de você um cavalo tão especial!


Onde é que ela aprendeu isso? Claro que a irmã babona quase começou a chorar ali mesmo.

E a menina, que cuidava dos cavalos, fez um carinho bom no seu cavalo diferente, e eles seguiram correndo, como sempre.

E tem gente que acha que não tem mais nada pra aprender. Valeu meu dia!



Por Manoela Soares (@manunsoares) vulgo 'cavalo branco'

3 comentários:

  1. Ela é uma benção!
    Seguimos aprendendo muito com ela.

    ResponderExcluir
  2. iiiih, dentre tantas coisas que esse texto me fez pensar uma delas foi: será que a dona helena vai seguir os passos da mana e se tornar uma talentosíssima escritora? que criatividade dessa guria! e não só criatividade mas sensibilidade e criticidade.. lindo lindo LINDO!

    ResponderExcluir
  3. Que amor. Fiquei imaginando a cena :P
    Par4abéns pelos textos, prima. To sempre por aqui.

    Beijão

    ResponderExcluir