4 de outubro de 2011

Onde foi parar o tempo?

Não está acontecendo só comigo. Todo mundo só fala nisso:

- Eu não tenho mais tempo pra nada!

Estamos sempre tendo que nos justificar com alguém ou para alguém. “Desculpa por não ter conseguido ir”, Com o prazo que tinha não deu pra fazer”, “Eu não vou poder me comprometer com isso porque estou realmente com muitas outras coisas pra fazer”, “Eu não tive tempo”.

E não estamos falando por mal, não estamos deixando de fazer por falta de vontade, não estamos deixando de ver por opção. É que corremos o dia inteiro. Quer ver só?

Geralmente, já acordamos atrasados. Isso porque ninguém acorda às 5 horas da manhã por opção. Então acordamos, nos espreguiçamos, colocamos no soneca e viramos pra lá e pra cá na cama até a hora de levantar mesmo. Ou, para aqueles que são contra o soneca, como eu, quando o despertador toca é levantar ou levantar. Um minuto a mais na cama e tudo estará perdido. Lavamos o rosto com pressa. Ligamos a televisão para ter companhia, para ouvir uma vozinha ao fundo dessa correria louca. Engolimos o café, escovamos os dentes, colocamos o sapato e saímos pela porta com o horário apertado. A hora certa de chegada pode (sempre) variar cinco minutos para mais ou para menos.

Se vamos a pé, aproveitamos a ida para escutar música; sabe-se lá que horas teremos outras oportunidades de cantarolar. Se vamos de ônibus aproveitamos para botar a leitura em dia. Ou o sono em dia. Mas enfim, a moral é não perder um minuto sequer de nada. Fazer nada não é algo a se pensar, pelo menos até o final do expediente. Ou depois.

Chegando ao trabalho nem se fala, não é possível falar (e até mesmo pensar) outra coisa que não o próprio trabalho.

E quando acaba, acabou. A gente quer mais é ir pra casa, tomar um banho e descansar. Cada um do seu jeito: seja vendo televisão ou lendo ou escrevendo ou no computador, enfim. E quando a gente vê, está na hora de dormir. E acabou. Esse foi o dia. Amanhã, se não for igual, vai ser ainda pior. Mais trabalho, mais ligações, mais planejamentos, mais correria, mais imprevistos, mais incertezas e menos tempo. Cada vez menos tempo. Quanto mais se pensa no que se quer fazer, menos se tem tempo para colocar esse pensamento em prática.

No final de semana, quem tiver muita sorte, consegue descansar. Ficamos felizes quando conseguimos, pelo menos, dormir até mais tarde no sábado e no domingo. Isso já quase basta.

Onde ficam as viagens de final de semana, os encontros no final da tarde, a conversa com os nossos amigos, o passeio com o cachorro, o cinema com o namorado, o tempo livre com os irmãos, a visita às avós, os banhos de sol, os banhos de creme, os banhos de mar, os banhos de loja, a caminhada, a academia, a ida a padaria, o tempo para assistir àquele filme, o piquenique, a arrumação das unhas?

Onde foi parar aquele tempo, no qual nos encontrávamos, quando o natal demorava pra chegar, quando nosso aniversário parecia ser comemorado de quatro em quatro anos, quando as férias duravam uma eternidade, quando os anos eram separados por 365 dias bem vividos?

Às vezes me pergunto se estou sabendo viver certo. É assim mesmo? Quando finalmente paramos para pensar faz mais de seis meses que ficamos de ligar .. para quem mesmo? Será que é por isso que a gente corre? Pra não lembrar?

Queria saber onde foi parar o tempo, todo o tempo que eu tinha, pra viver de verdade. Pra conseguir sentir a intensidade das coisas. E para ver as coisas acontecendo.

Se alguém encontrar, por favor, me avise.



Por Manoela Soares (@manunsoares)

2 comentários:

  1. também queria muito que alguém me avisasse se encontrasse o tal do tempo! e eu nem seria tão audaciosa de querer ele como antes pra, como tu disse, viver de verdade.. mas um tempinho que me sobrasse pra fazer as coisas que eu mais amo mas que tem sido difícil arranjar tempo (tipo ir aí te ver) já me bastava por demais!

    fazer o quê, é a tal 'vida de adulto' que tu e a amanda tanto falam.. E COMO TU TÁ ADULTA, GORDA! (haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora mais ainda, Mari! Vai morar sozinha! Que nem tu!!!
      Eu queria mais tempo para ter vcs perto de mim, cozinhar pra vcs, comer dando risada e depois... sol!!!!

      Excluir