2 de abril de 2012

O que eu aprendi com os meus amigos

Que mesmo que você não esteja seguindo pelo caminho certo, e mesmo que seus amigos fiquem furiosos por isso, e mesmo que eles possam apontar o caminho certo e te dizer com clareza por onde você deve seguir, se você quiser muito uma coisa, mesmo que essa coisa não valha a pena, eles estarão do seu lado. E se você cair, depois da queda, eles ainda vão lhe estender a mão e, mesmo que achem errado, ainda te darão força para tentar de novo se isso for realmente o que você desejar.

Que quando nada mais fizer sentido .. eles ainda farão.

Que a atual namorada do seu ex namorado nunca vai ser mais bonita que você. Ela sempre vai ter defeitos horrendos, mesmo que seus amigos precisem traçar um perfil psicológico dessa pessoa para descobrir seu problema mais misterioso.

Que eles podem falar sobre você na sua ausência, e isso não significa que estejam falando pelas suas costas. Eles são capazes de mudar o curso do seu dia para pensar na melhor solução de alguma situação que você precise resolver. E que, às vezes, seus amigos deixam os seus próprios problemas de lado para resolver os seus.

Que não importa quanto tempo passe e o quanto vocês mudem, vocês sempre serão vocês, e por isso, poderão contar um com o outro.

Eu aprendi com os meus amigos que a gente pode chorar de tristeza, saudade ou felicidade. Que qualquer choro é comovente, que qualquer choro aproxima. Aprendi que nossos problemas e preocupações podem nos unir ainda mais. Que a nossa dor é a dor deles também. Que talvez eles não façam o que você deseja fazer mas o que é melhor que se faça. Que eles te cuidarão e te darão carinho. Que alguns serão como pais, outros como irmãos e outros como filhos, e que, cada um a seu modo, formará ao seu lado a família que você pode escolher.

Aprendi com meus amigos que minhas tristezas e alegrias não são só minhas. Que minhas conquistas e perdas não só são minhas. Que mesmo meus filhos não serão só meus. Aprendi que coisas simples podem unir as pessoas durante uma vida inteira. Que amizades de colégio podem durar até comemorarmos nosso aniversário de 22 anos (e quem sabe 80 anos?).

Aprendi a lidar melhor com a falta de preocupação de quem não se importa. Porque tem muitas pessoas que se importam, e é isso que deve importar. Aprendi a ouvir desaforo calada, a responder e a ter dúvida de minhas próprias decisões. Depois aprendi que não seria errado se eu quisesse voltar atrás. E as muitas vezes que voltei, pude contar com meus amigos de novo.

Aprendi que a vida é uma estrada que só terá sentido se eles caminharem comigo. Que meus dias serão mais felizes quando nos falarmos. Que minhas decisões serão mais impostas se eles concordarem. Que a minha casa será mais colorida quando eles aparecerem e que a caneta deles me ajuda todos os dias a escrever a minha própria história.

3 comentários:

  1. Não sei nem o que dizer. É bonito demais. E, não é só pelas palavras, é porque sei que realmente entendestes o verdadeiro significado de um amigo!
    Esse é um dos maiores presentes que a vida nos dá.
    Amigos são para sempre. Se não forem... não eram amigos...

    ResponderExcluir
  2. Melhor que saber de tudo isso é saber que eu tenho a ti como amiga. E espero mesmo que esta amizade dure até meus oitenta anos, se não mais. Te amo.

    ResponderExcluir