23 de agosto de 2012

O homem que vai a feira


A gente leva muito tempo procurando alguém que valha realmente a pena. Uma pessoa que possa fazer com que nossos dias não passem sem um grande feito. Alguém que nos provoque aquela vontade louca de sorrir. Não um cara para dividir o teto, isso nem sempre é o mais importante. Queremos mesmo é alguém criativo, engraçado e presente. Um cara colorido, esperto e discreto, que aparecesse em casa de madrugada, depois do sono, só pra aquecer. Alguém que não deixasse o avião partir sem dizer o quanto espera nossa volta. Enfim, um cara simples, quase invisível e capaz de entregar uma parte valorosa dele à você, sem pedir nada em troca.
Depois de muitas pesquisas, depois de muitos abandonos, de vários papinhos mais ou menos, de longas esperas por mensagens que nunca recebemos, de varar madrugadas e de gastar os pés até o último minuto de cada festa esperando um qualquer ter coragem para dizer “Oi” e de ter vontade de desistir das relações humanas entre homens e mulheres, você o encontra. É domingo de sol, o dia está pra lá de colorido, a fotografia e a paisagem contribuem muito, mas é ele quem toma forma à sua frente, segurando suas sacolas. Sim, ele está na feira.
Se você parar para pensar, é desse cara que você precisa também. Esse papo de príncipe encantado não tá com nada. Hoje, o que a gente quer mesmo, é um cara que vá a feira.
O cara que vai a feira vai atrás de alguma, ou algumas coisas. Ele tem um objetivo, ou quer, apenas, manter uma dieta agradável e balanceada durante a semana. Ok, já ganhou alguns pontos comigo.
O homem que vai a feira sabe escolher e pesquisar, dois princípios básicos para qualquer pessoa que tenha frequentado qualquer feira pelo menos uma vez na vida. Ele sabe que existem muitas coisas a sua disposição, muito mais baratas do que em outros lugares, e, misturadas ali, também estão justamente as que ele precisa, e encontrá-las pode exigir tempo e talvez até (sendo bem romântica) dedicação.
Pressupõe-se que o cara que vai a feira sabe cozinhar. Logo, ele é criativo. Chega em casa, mistura o que comprou (não assim, a moda bicho, ele sabe o que e como misturar) e é capaz de transformar a meia dúzia de coisas que comprou em um prato que você comeria de joelhos e ao seu lado. Esse cara tem a medida certa de cada tempero, e a quantidade exata de cada ingrediente, e sabe, como ninguém apimentar uma comida (e uma relação).
Se você passasse por ele na rua não conseguiria ver metade das qualidades que ele carrega, e sim, uma delas é ir a feira. Porque ela vem acompanhada de várias outras qualidades, incluídas naquele ato, sem que a gente perceba. Só por ir a feira ele é descolado, desprendido e calmo. Só por ir a feira ele já quebrou velhos padrões e clichês idiotas sobre como a masculinidade dos homens está tão mais ligada à sua força física do que as suas atitudes de companheirismo. Só por ir a feira você sabe que ele não é um cara a toa, ele é um cara pra você ter do lado, porque ele te traz segurança e felicidade, porque ele escolhe ligar pra você e te ter ao seu lado, mesmo que isso não possa acontecer todos os dias. Só porque ele vai a feira e porque se relaciona com outras pessoas, e porque tem muitos amigos, e porque lê e fica acordado até tarde mas, ainda assim, levanta cedo no domingo para ir a feira, você sabe que é pra esse cara que você vai poder contar os seus maiores problemas e suas piores preocupações. E ele, com a tranquilidade de um cara normal, e a experiência de quem vai a feira, sabe afagar seus cabelos, te dizer meia dúzia de palavras capazes de mudar o destino dos seus pensamentos e o roteiro do seu dia chato, e transformar a sua agonia em sorrisos, pelo simples fato dele mostrar que, quando está com você, todo o resto do tempo parece se perder.
Pode parecer delírio, mas essas qualidades podem sim ser reconhecidas em um cara, às 9 horas da manhã de um domingo qualquer, em uma cidade qualquer, em uma feira qualquer. Por que a pessoa com quem você deseja dividir a sua vida pode existir, mesmo não correndo todos os dias diante dos seus olhos, e pode vir a te conhecer, ou te reencontrar, quem sabe?
Agora só não pense que o prato veio pronto e que você já está mais do que satisfeita por ter encontrado o mais legal de todos os caras. Depois de tudo, falta ainda a parte mais difícil. Você também deve estar preparada para ir a feira com esse cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário