16 de agosto de 2011

Fazer Aniversário

Quando a gente vê, passou. Os anos, os aniversários, os natais, tudo. Tudo tem passado bem depressa, pelo menos para mim. Semana que vem é meu aniversário e eu nem tive tempo de esperar por isso. Não fiz contagem regressiva, não escolhi presente (só um por acaso ontem, né amor?), não planejei o que quero fazer, o que quero comer, nada. Não sei como vai ser o dia do meu aniversário. Pra completar, dia 22 de agosto cai numa segunda-feira, então, provavelmente eu nem curta direito meu dia.

Mas a moral do aniversário não é essa. Claro que deve ser um dia especial, que é preciso se dar algo de presente. Mas é preciso avaliar. Acho que essa é a palavra: avaliação. Eu até que gosto de fazer aniversário, mas é bem mais ou menos. No último tive uma virose que me atacava a cada cinco minutos, no penúltimo um ataque de choro, e na próxima segunda-feira vamos ver o que me espera.

Mas sobre a avaliação mesmo. Fazer aniversário é dar-se conta de que já não somos mais quem fomos um dia. Crescemos. Fazer aniversário é enxergar mudança. É planejar futuro. É ganhar presente também, mas é mais, é trazer pra perto quem a gente ama, é ver quantas pessoas sorriem ao nosso lado, é ter certeza de quem se quer perto.

Ano passado eu era uma outra pessoa. Que já não sou mais. Nessa mesma época há um ano, minha preocupação era única e exclusivamente com o meu TCC, e eu realmente achava que era uma grande responsabilidade. Quem vai fazer aniversário esse ano já não é mais a mesma pessoa. Minhas responsabilidades hoje são maiores do que citar autor depois de cada parágrafo. É preciso criar, sempre e de forma contínua. Senão, como diria uma grande profissional que conheci “Outra pessoa senta na tua cadeira”.

Essa semana eu pensava nisso. Em como o tempo passa e em como a gente muda. No quanto não esperei por esse aniversário que tá aí, no quanto era diferente neste mesmo dia no ano passado.

No meu aniversário eu desejo que possa comemorar minhas conquistas, minha família, meus amigos, minha vida, minhas escolhas, meus erros, meus defeitos, minhas qualidades, minhas loucuras e meus medos. Nesse ano desejo conviver com cada uma dessas coisas, como se elas fizessem parte de quem sou, respeitando-as e afastando-me do que não me faz bem. Sim, esse ano desejo me afastar: dos meus acessos de raiva, da minha falta de paciência, do que não me faz sentir bem, do que não me faz sentir inteira, do que não me acrescenta em nada, do que não muda a minha vida, do que me causa úlcera, do meu estresse, dos ‘quase’ que nunca acontecem.

Desejo comemorar muita paz para mim mesma. E desejo precisar cada vez mais dela.

E sendo assim, se tudo der certo, Feliz aniversário pra mim! E um ano cheio de realizações!



Por Manoela Soares (@manunsoares)

3 comentários:

  1. O tempo passa e, cada vez mais, os aniversários passam a não ser mais esperados, não dá tempo. Mas lá pelas cansadas, minha filha, vais começar a comemorar com mais intensidade esses dias. O significado muda, novamente. É tempo de agradecer. Agradecer tudo que se tem, o que já se teve e o que ainda está por vir...
    Parabéns, minha filha amada! Te amo incondicionalmente...

    ResponderExcluir
  2. Feliz aniversário adiantado, parabéns pela data e pelo texto!!
    espero poder comemorar contigo!
    to com saudade
    beijo

    ResponderExcluir
  3. FELIZ ANIVERSÁRIO!

    e te desejo do fundo do coração que tu consiga isso tudo que tu deseja!

    EU TE AMO

    ResponderExcluir