31 de agosto de 2011

Se formar

Apesar de já ter me formado estou vivendo um momento super formatura. São amigas, colegas, ex-colegas, todos se formando por agora. Todos vivendo os mesmos momentos que vivi há nove meses atrás (antes de escrever esse texto eu não tinha noção de que fazia tanto tempo assim). As mesmas incertezas, angústias, alegrias. Coisa boa é a gente se formar! É como se fosse um filme. Tem inclusive a nossa trilha sonora. É um momento. É um dia. É tão especial. Não é especial só para quem se forma, mas para todos que, de alguma forma, participaram daquilo. Da construção que é uma formatura.

Somos formados desde sempre. Por nossos pais, amigos, pontos de vista, valores. Por tudo a nossa volta. O dia da formatura é um dia para agradecer a cada pessoa presente no momento da comemoração por ter ajudado a formar quem somos.

Eu queria ter feito um discurso no dia da minha formatura, mas achei que ia ser demais (e ia mesmo). Eu queria ter dado nome aos bois. Conhecem essa expressão? Queria ter dito com todas as palavras que estava me formando porque havia sido, antes de tudo, formada. Formada por todos os que se juntaram a mim na hora de comemorar a minha vitória. Queria ter dito que foi com aqueles rostos que eu aprendi a sorrir, por causa daquelas mãos comecei a caminhar, por aquelas experiências de vida me motivei a ser melhor sempre, por aqueles conselhos amadureci, e por cada uma daquelas pessoas que estavam na minha formatura, me tornei eu mesma.

Formatura é para os nossos pais se orgulharem de nós, nossos avós espalharem para os amigos. É para ver o quanto nossos tios se importam conosco, como nossos primos se emocionam com nossa alegria. É pra ter perto os amigos que conquistamos ao longo de toda a vida. É um momento de brindar o início de uma nova história, de dançar, de beber e de curtir.

Por isso eu acho estranho que alguém não queira se formar. Não estou falando por questões financeiras, longe disso, tenho nojo de quem come pão e arrota caviar (estou cheia de ditados hoje). Estou falando de uma pequena reunião, de meia dúzia de “comes e bebes” e de muita, mas muita emoção. Porque o tamanho da nossa festa está pouco relacionado ao do salão. Ele tem muito mais a ver com a intensidade do momento.

Pensem bem, vocês que estão para se formar. Deixar de viver esse momento por um luxo pessoal é apagar uma parte bonita da história de muito mais gente do que vocês possam imaginar. E isso é que é bom: nos darmos conta de que nossas escolhas são apoiadas, nossas conquistas são apoiadas e que tem muito mais gente ao nosso lado do que possamos supor.

Se a carapuça servir não critique o texto, comemore sua formatura! E me dêem o troco aproveitando ainda mais!



Por Manoela Soares (@manunsoares)

2 comentários:

  1. me lembrei da tua formatura, coisa bem boa! e também não imagino como alguém não queira se formar, pra mim parece que ia ficar faltando o desfecho de tudo.. mas enfim, cadum cadum!

    e vamos nos preparando que daqui uns 4 anos é a minha hein HAHAHA

    ResponderExcluir