6 de setembro de 2011

Discurso de Setembro

Não sou adepta do movimento que se dá contra o mês de agosto, mas tenho que reconhecer que setembro iniciou com um ar diferente.

Na última sexta-feira minha grande amiga, Amanda Rodrigues, comemorou uma vitória cujo o mérito foi todo dela. Apesar de todos os transtornos, não parou por um minuto a faculdade, não deixou que qualquer obstáculo a distanciasse de seus planos, não deixou que a dor a estagnasse. E serviu de exemplo pra muita gente. Dava para ver através das expressões orgulhosas dos que estavam presentes no dia em que ela comemorou a formatura, fossem elas de professores, amigos, familiares ou conhecidos. Até desconhecidos, porque a Amanda encanta quem estiver a sua volta.

Fiz parte de uma pequena parte dessa história que deixou para trás um ciclo no dia 2 de setembro. Espero fazer parte de muitas outras partes.

E ela, enquanto oradora da turma, soube traduzir o que foi a faculdade e o que será a vida daqueles que, sentados no Theatro Guarany, recebiam os aplausos de quem tanto torceu para que o grande dia chegasse.

Abaixo segue um pequeno trecho do discurso aplaudido por TODOS os presentes na platéia feito pela melhor oradora que o curso de Publicidade e Propaganda poderia escolher.

Colegas, sejam sempre gratos por tudo que os pais ou responsáveis fizeram por vocês, escutem..... mas escutem com atenção tudo que lhes disserem, eles realmente sabem o que estão dizendo.

Orgulhem-se do que eles são, orgulhem-se da família que vocês têm, e dêem valor pra isso, o amanhã, ninguém sabe.

Provem agora que tudo que vocês ouviram foi um tijolo para fazer a obra que vocês fizeram até hoje.

Reparem que perder algo não significa o fim de nada, a não ser o fim daquilo que se foi, abram os olhos para perceber que as vezes ser importante para alguém não quer dizer que você tenha que fazer algo pra isso, mas quer dizer estar sempre ali, e pode ser longe... pode ser em silêncio, mas estejam ali quando alguém precisar.

Somos adultos, maduros, cheios de manias e vontades, mas somos ainda aqueles que precisam de alguém para quem dedicar um sorriso.

Sejam fortes, enfrentem seus problemas sempre de frente, se bastem.....

Organizem seus sentimentos, saibam quando é realmente importante sofrer, porque sofrer por pouco é até bobagem....

Façam planos, se imaginem com alguém, determinem quem vai acompanhá-los nessa caminhada.....

Aceitem insultos, cresçam com a cabeça erguida, metam o pé, dediquem uma música, ou apenas lembrem de algo ou de alguém quando ouvirem-na....

Dispensem tristezas, dêem dicas e conselhos, despertem curiosidade, façam valer a pena toda e qualquer experiência.....

Ocupem seus espaços, adquiram cultura, leiam livros e jornais, se interessem pelo novo, fujam da moda, saiam do clichê, paguem a rodada da noite.....

Levem à serio, caiam e dêem risada, aprendam uma piada, sempre alguém vai achar engraçada.

Dancem sozinhos, durmam de meias...... vivam!

Sejam normais, sejam inusitados, sejam vocês.

Ousem mais, façam a diferença, não passem despercebidos, construam objetivos, atinjam metas, não se preocupem em nunca estar satisfeitos com o pouco que sabem, sempre tem mais pra aprender.

Se preocupem em serem felizes, façam por onde, chegamos aqui e ainda dá pra ir muito mais longe.

Sejam flexíveis, argumentem, critiquem, falem, escutem, chorem no chuveiro, sorriam debaixo da tempestade, corram na canseira da subida, sentem quando ainda não estiverem cansados, recarreguem-se.........

Esperem o frio de agosto, não reclamem do veranico de maio..... se testem, descubram seus limites, corram perigo, sintam adrenalina, estudem, batam de frente com os professores, exijam seus direitos......

Analisem que tudo isso faz parte da vida de qualquer pessoa, todos podem fazer isso.

Mas nesses últimos quatro anos quem dormiu tarde, perdeu algumas festas, virou noites pensando em como criar um briefing, ou como fazer uma matéria que chame atenção, estudou para provas, passou por desafios, se enredou na hora de apresentar um trabalho, discutiu com os professores, trocou idéias, cumpriu prazos, respeitou os limites. Quem fez isso?

Fomos nós, então se orgulhem. Esse mérito de estarmos hoje recebendo o diploma é todo nosso.

A vida, pessoal, não vem com manual de instruções, mas nos permite escolher pessoas que vão nos ensinar um jeito melhor de viver nos dando conselhos, nos dedicando sorrisos e lágrimas nas vitórias, e dessa forma escreveremos o nosso manual pra pode passar adiante.

Por isso, aprendem a lidar com imprevistos, confiem nos seus tacos, acima de tudo respeitem os outros, e por fim ... saiam daqui e comemorem muito, e depois quando forem entregar seus currículos lembrem de por ENSINO SUPERIOR COMPLETO.

Essa vitória é nossa! Meus parabéns à todos nós e à todos que torceram por nós nessa jornada, estamos aqui porque merecemos”. (Por @amandarodrigues)

E começar a noite com esse discurso me fez ter certeza da GRANDE publicitária que é a minha amiga! E do quanto preciso ler e reler esse discurso, até aprender de cabo a rabo tudo o que está escrito aí! Te amo Bouga.



Postado por Manoela Soares (@manunsoares)

4 comentários:

  1. Já tentei comentar umas 9802172719404921 vezes, e essa é a ultima tentativa se não der, vou tentar de novo por ti, vale a pena.
    Gorda muito do que sei hoje aprendi com as pessoas mais importantes da minha vida, e tu é uma delas.
    O que eu escrevi é o que realmente penso sobre a vida e sobre as metas que pretendo e devo alcançar, quero que isso sirva de exemplo pra todo mundo que passa por coisas ruins.
    Tudo que acontece de ruim na nossa vida é só aprendizado, Deus sabe bem pra quem dar os fardos certos.
    Eu te amo tanto tanto, é minha inspiração pra tudo que escrevo. Eu juro!

    ResponderExcluir
  2. Quando parar de chorar vou tentar escrever alguma coisa...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. é simplesmente o discurso mais lindo que eu já vi em toda a minha vida!

    e viva a nossa amanda!

    ResponderExcluir