21 de junho de 2011

Minhas inspirações ... (parte 4)

Era uma vez, quatro pessoas diferentes ...


Existe uma grande diferença entre parceria e amizade. Aprendi isso desde muito cedo e, graças a Deus, sempre dei valor às pessoas que tive e tenho ao meu lado. Até porque essa história de não dar valor às pessoas e depois se arrepender não é pra mim. Mas isso também já é assunto para outro texto.

Tem gente que pensa que amizade é aquela cumplicidade que dura para sempre. Se não durou, é porque não existiu. Já fui parte dessa gente. Hoje enxergo que não é assim. Tive amigos, mas falo de amigos de verdade, que se foram. Não morreram, nem trocaram de país. Apenas foram seguindo seus caminhos, indo atrás de seu destino e, em algum momento, nos perdemos. Não apago tudo o que vivi ao lado desses que foram GRANDES amigos. E nem diminuo o que passamos apenas por hoje não fazer parte da minha vida.


Mas hoje vim falar de presença. De uma presença que pode ser quase imperceptível. Que na verdade nem precisa se fazer presente. Nem precisa falar. Se não quisermos, não precisa ouvir. É só estar. Se não estiver também, não faz mal, nos sabemos juntas.

Vim falar de amor de verdade. Não entre casais. De amor de amizade! Vim falar de quatro elementos, de fogo, de terra, de água e de ar. Vim falar de persistência, razão, simplicidade e inocência.


Vim falar de quatro histórias que já estão cruzadas, que anos atrás já se conheciam que não podem mais se deixar. Vim falar de quatro nomes, de quatro amigas, de vidas e escolhas, de pessoas tão, mas tão diferentes que já até se parecem.

Vim lembrar do tempo em que nos conhecemos; quando brincar de boneca era a nossa maior prioridade, quando bóias de braço eram um artigo fundamental.

Vim lembrar do depois, das nossas descobertas juntas, do primeiro beijo, das primeiras festas, da primeira bebedeira. Estávamos juntas. E mesmo quem não estava presente estava lá; pra mim era assim. Onde eu estiver estarão juntas minha persistência, minha razão, minha simplicidade e minha inocência. O que aprendemos juntas estará onde eu for. E mesmo que eu nunca tenha conseguido dizer todas essas coisas bonitas para vocês, acreditem: já chorei de noite pensando no que escreveria sobre a nossa amizade.

E chego a conclusão de que esse texto não vai nos traduzir; nem um livro vai.

Porque eu posso escrever de nós todos os dias, eu posso lembrar de coisas que já nem estavam mais aqui e ver que ainda tem muito a ser contado. E não vai ter fim! E que bom!

Quero que meus filhos queiram para a vida deles amizades como essa. Não quero que procurem pessoas iguais, quero que procurem pessoas bem diferentes. Quero que se desafiem, que testem sua paciência, que pensem em desistir. Para que um dia, se dêem conta de que não é só isso! Nunca é ‘só isso’. Tem muito mais além do que se vê.

Tem mais do que nas fotos, mais do que nas frases, mais do que cabe em cada uma de nós.

E sabe o que me emociona mais? Eu tenho a certeza de que é igual para vocês!

Eu não vim nem falar de amizade, eu vim falar de vocês,tenha o que sentimos, o nome que tiver.








Natália, Juliana e Andressa! Essas três são minhas grandes inspirações!




Por Manoela Soares (@manunsoares)

3 comentários:

  1. que lindo, gorda!

    feliz daquele que um dia tem a sorte de ter uma amizade como essa, seja entre duas, três, quatro ou mil pessoas..

    ResponderExcluir
  2. Gorda que liiiindo!
    Ter uma pessoa assim já é difícil, ter quatro é uma benção.
    Pessoas com quem se pode contar na chuva e também nos dias de sol :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. ai preta... conforme fui lendo, mais com cara de boba ficava, minha expressao muda pq nao tem como nao se emocionar! posso sorrir ou chorar, ou posso fazer os dois junto, mas o sentimento é o mesmo, FELICIDADE por ter vcs, por lembrar de vcs toda hora, seja por um lugar, por um cheiro, um filme, uma comida, uma bala! hahaha afinal uma faz parte da vida da outra e nao tem como nao pensar em vcs, cada uma de uma forma única! VOCES SAO UNICAS!
    E tu, é motivo de MUITO ORGULHO pra nós, e de muita inspiração tambem!
    impossivel nao chorar nega... TE AMO!

    ResponderExcluir