20 de junho de 2011

Saudade nenhuma de mim

Sim você já viu esse título em algum lugar. E não foi em qualquer lugar, foi na crônica da Martha Medeiros em que ela diz, de uma maneira muito sincera, o quanto não sente saudade das etapas pelas quais já passou. Veja bem: já passou! Não é desprendimento total, não é fazer pouco da vida que se teve, não é não sentir falta de um tempo, de um cheiro, de um gosto, de alguém. É não sentir falta de si mesma antes. Antes de ser quem se escolheu ser.

Me inspirei nela (como sempre) e percebi como não tenho saudade de ser quem já fui. Não mesmo.

Bloco de texto


Eu não sabia o quanto ia querer, na minha vida, ser uma jornalista. Eu não sabia que ia gostar tanto de criança. Eu não sabia que enxergaria meu irmão pequeno, literalmente pequeno o resto da minha vida. Eu não sabia das preocupações que encontraria hoje. Do quanto ia gostar daquela comida que ainda nem tinha provado. O quanto ia me dar bem com aquela guria que era tão chata. O quanto me preocuparia com a preocupação dos outros, com a minha mãe, com o meu trabalho, com os meus compromissos. Eu não sinto saudade dessa pessoa que praticamente não era eu, que não sabia nada do que eu sei. Que não era nem parecida com quem eu me tornaria no futuro.

Saudade de que? Do colégio que estudei, dos amigos que fiz, das histórias que inventei? Disso eu sinto. Mesmo. Mas não daquela menina que não sabia ainda se era tímida ou extrovertida, se era atriz ou professora, se era verdade ou sonho.

Eu não sinto saudade do que fui. Eu adoro ser e viver quem escolhi ser. Até que a menina perdida soube dar um rumo legal a minha vida, mas não sinto falta dela. Vou vê-la sempre através de fotos, vou ter seus pensamentos lendo antigos textos, vou me lembrar dela e de tudo o que ela construiu para que eu chegasse aqui sendo quem sou. Hoje ela dorme dentro dos meus pensamentos, às vezes vem a tona, depois volta para o lugar onde estava. Mas ela já não é mais tão presente na minha vida, e isso já nem é mais tão necessário.

Saudade nenhuma de quem fui.



Por Manoela Soares (@manunsoares)


Bom pessoal, dei uma pausa mas ainda não acabaram os posts sobre as "Minhas Inspirações". Em breve eles estão de volta. Só pra não ficar cansativo. Leiam e comentem! Beijos pra quem fica!

3 comentários:

  1. pois eu não apenas sinto saudade da pessoa que tu era, como também estou louco pra conhecer a pessoa que tu te tornou.
    grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Podes acreditar: sinto a mesma coisa em relação a mim e em relação a vocês: tu e o mano. Amei cada fase e sigo amando cada dia mais intensamente o que nos tornamos...

    ResponderExcluir
  3. "O quanto ia me dar bem com aquela guria que era tão chata."

    não sei por que me identifiquei tanto com essa frase! HAHAHA

    lindo minha gordinha, só pra variar né! acho que é bem isso que tu disse, temos que sentir saudade de tudo que aconteceu pra que nos tornássemos o que somos hoje em dia, mas não do que éramos enquanto tudo isso tava acontecendo..

    te amo!

    ResponderExcluir