27 de maio de 2011

O segredo das biografias

Por que a vida dos outros parece sempre mais interessante?


Todo mundo já ouviu a famosa frase: “A grama do vizinho é sempre mais verde”. E, pelo menos uma vez na vida, todo mundo já achou isso. A casa dos outros é sempre mais planejada, a roupa dos outros parece sempre mais cara, a festa dos outros é sempre mais badalada, a namorada dos outros é sempre mais carinhosa, a mãe dos outros é sempre mais liberal, e por aí vai. Achamos a todo momento que a vida alheia é mais importante e não nos damos conta de como nossa vida é interessante.

As biografias são um bom exemplo. Nunca falei, mas sou apaixonada por biografias. Gosto de ler sobre as pessoas, suas vitórias, seus fracassos, momentos de alegria e tristeza, casamento, filhos, obras. Se o João da padaria escrevesse uma biografia, provavelmente eu compraria – e provavelmente seria bem interessante. Todos temos uma boa história para contar.

Li ano passado Quase Tudo, biografia de Danusa Leão, irmã da cantora Nara Leão. O livro é ótimo, nem senti a leitura passar! Aconteceram coisas extraordinárias na vida da ex-modelo. Ela foi famosa, teve entre grandes amigos o poeta Vinícius de Morais, o presidente Getulio Vargas, o arquiteto que “criou” Brasília Oscar Niemeyer, o escritor Rubem Braga, conheceu personalidades como o ditador chinês Mao Tse Tung e foi casada com Samuel Wainer, importante jornalista da época. Conheceu o mundo, posou para importantes fotógrafos – entre eles Cartier Bresson – foi capa de grandes revistas e modelo de grandes campanhas. Mesmo assim teve momentos de infelicidade. Somos todos feitos de carne e osso.

Castelo de Vidro conta a história da vida da jornalista do The New Yor Times, Jannette Walls. Ele teve uma infância miserável, mudou-se diversas vezes – e por isso não tinha amigos, contava apenas com a família – muitas vezes não tinha o que comer e, graças a um projeto social começou a escrever. Deu no que deu. É uma jornalista bem sucedida e trabalha em um dos maiores jornais do mundo.

Até a biografia de Maitê Proença me encantou. O livro Uma Vida Inventada, escrito – podem acreditar – pela própria atriz,não é apresentado como biografia, mas conta a vida de Maitê como se fosse uma personagem. Apesar de todo o preconceito inicial que tive com o livro, recomendo.

Fora essas, li outras biografias incríveis. Sou do time que pensa que todas as pessoas tem uma história que vale a pena ser lembrada – e lida por desconhecidos. Todos servimos ou serviremos de exemplo para alguém um dia. Nossa vida pode emocionar as pessoas mesmo quando achamos que ela é “tão banal”.

Por isso, se algum dia você resolver escrever a sua biografia me avise, que eu compro!




Por Manoela Soares (@manunsoares)

Um comentário:

  1. quem sabe tu não começa dando o exemplo e escreve uma biografia tua? eu ia amar.

    tô louca pra ler esse castelo de vidro, daqui uns dias vou aí buscar! haha

    ResponderExcluir