7 de maio de 2011

Quando eu te deixei partir

Mais um antigo.


" No dia em que eu te deixei partir senti um alívio imenso costurado por uma profunda vontade de chorar. Eu arrumei toda a casa exatamente como queria. Comecei a fazer tudo o que tinha certeza que me faltava enquanto você permanecia aqui. Tomei um banho demorado que havia muito não me era permitido, tomei uma taça de vinho e arrumei o cabelo.

No dia em que você foi embora liguei a televisão e vi três filmes românticos, fiz tricô e tirei o tabuleiro de xadrez que ocupava todo o espaço da mesa do telefone. Recoloquei o tapete na sala, tirei a cinza do dia anterior de dentro da lareira e encomendei cortinas novas para o quarto.

No dia em que você saiu de casa eu fiz uma faxina no jardim e tirei todas as velhas plantas que já não davam flor. Troquei a água do cachorro, comi muito chocolate e fui dormir de madrugada depois de chorar ao ver a novela. Sim, no dia em que você foi embora eu vi a novela.

Também coloquei os refrigerantes sem gás, os biscoitos moles e os frascos de xampu vazios na lata do lixo, para onde já deveriam ter ido. Coloquei os dvds que não assistíamos mais no armário das coisas que não usamos e recuperei de lá meus livros de auto ajuda. Eu li algumas páginas daqueles livros que ficam me dizendo o que fazer e me diverti pensando em como você ficava furioso quando eu os lia antes de dormir.

Esqueci de contar? No dia em que eu você saiu de casa eu dormi com a luz acesa, lençol elétrico ligado e sem escovar os dentes.

Eu achei nossas antigas cartas. No dia em que eu te deixei ir embora eu li cada uma delas e percebi como mudamos e porque fomos ausentes. Eu lembrei do que pensava quando estávamos apaixonados e quando não nos queríamos mais.

No dia em que eu te deixei ir embora, a casa acordou vazia, o chuveiro não fez barulho e o cachorro não latiu. Eu tive todo o tempo que sempre quis para usar o banheiro e ninguém se importou. Eu não ouvi sua voz, eu não vi seu sorriso, eu não tive você.

No dia em que você foi embora, as coisas perderam o sentido e minhas noites se tornaram um imenso vazio. Eu tive certeza de que acontecera o que eu queria. Você fora embora. Fazia tempo que não me sentia tão disponível, tão só.

E finalmente, no dia em que eu te deixei partir, me dei conta de que o corpo que residia naquela casa, inundada de lembranças, estava sozinho, porque eu mesma, já tinha ido embora há muito tempo. "



Por Manoela Soares (@manunsoares)

Um comentário:

  1. arrepios por todo o corpo.

    incrível esse teu dom de transformar tristeza em beleza, gorda. tu é incrível!

    ResponderExcluir